Bateu aquela vontade de harmonizar um vinho branco com carne suína... Como o clima permanece instável em Florianópolis, custando baixar dos 18oC, surgiu a ideia de prepara um Lombo de forma bem prática, mas ainda saborosa. Como? Lombo congelado, poucas especiarias... 

Simples, tenha em mãos um saco PVC para cozer no forno, ou panela tampada, ou forma tampada com papel alumínio... Jogue o lombo congelado e todos ingredientes e condimentos exceto o pimentão vermelho. Ligue o forno a 160o, adicione o lombo e mantenha assim por 3 horas, então remova o PVC, ou tampa e adicione os pimentões por cima do lombo e molho, regue o lombo com o molho, e suba a temperatura para a potência máxima por uns 30 minutos (ou pouco menos) para dourar e dar reduzir o molho.

Enquanto isso prepare uma farofa, arroz, abra um vinho branco e pronto.


Sobre o vinho? Procurei um vinho mais suave, sutil para sobressair a carne, ainda mais que para acompanhamento servi arroz e farofa preparada com farinha de mandioca biju, passas, amêndoas, castanhas e manteiga. O escolhido foi um bom vinho de mesa branco da uva Sauvignon Blanc Chileno da Carta Vieja, que segundo o produtor é de uma mesma vinícola e diferenciado. Minha opinião é que cai bem para o serviço de harmonização, sobressaiu o prato em detrimento de aromas e outros potenciais diferenciais do vinho.

INGREDIENTES

  • 1Kg de lombinho;
  • 2 cebolas picadas;
  • 4 dentes de alho amassados;
  • 2 colheres médias de vinagre balsâmico;
  • 4 colheres de banha de porco;
  • 1 colher pequena de molho inglês;
  • pitadas de sal grosso;
  • mostarda escura (Hemmer);
  • 1 pimentão vermelho

Muito interessante como vinho de mesa, o Santa Ema Cabernet Sauvignon, porém com preço acima de outros tradicionais acompanhantes de refeição. Este Chileno sai por R$ 35 em Florianópolis e não encanta, levemente sedoso, levemente tanificado e amadeirado, e com cor púrpura intensa e ácido seus únicos atributos "fora de série". Importante ressaltar que não é um vinho abaixo do mediano, pelo contrário, é bem sutil e delicado mas acima do preço para sua categoria, nesta faixa de preço os Portugueses matam a pau.



Redenção: sirva com prato gorduroso, pão caseiro com manteiga e o vinho se transforma. Aqui servi um macarrão a bolonhesa de forno, com um pão de amêndoas caseiro e de repente frutas escuras sobressairam e toda acidez excessiva de desfez. Aprovado com ressalvas, harmonize, não prove ou deguste.
Não conheço o Jeff W, um cidadão certamente bem humorado e excêntrico, é difícil saber se é apenas um MEME, ou se o Jeff talvez estivesse revoltado com estas marcas... De todo modo o sujeito cria descrições de efeito para "seus" vinhos.

Acho que estas frases caem bem em cartões de presente bem humorados!


Recomendo!
Cinco estrelas! Dei para minha cabra de estimação e ela amou.
Harmoniza bem com pasto, e bater a cabeça como um bode repetidamente em um poste.

Recomendo!
Provavelmente a única coisa boa que veio de Nova Jersey.
Harmoniza com carne vermelha e se mudar para Nova York. 

Recomendo!
Garante que você pegará mães alcoólatras do suburbio.
Harmoniza bem com pacotes de biscoito de 10 calorias Nabisco, episódios de Desperate Housewifes e para embaraçar sua filha na frente de amigos.

 Recomendo!
A celebração de assinar todos documentos do divórcio será mais doce do que todo açúcar deste Champagne de Savoy.
 Recomendo!
Não estou certo a respeito do sabor, mas a garrafa quebrada serve muito bem como arma para afastar os Orcs de roubarem seu ouro.
Harmoniza bem com carne de Orc e buscas a dragões.

 Recomendo!
Comprei esse de alguns adolescentes menores de idade no estacionamento e eles parecem que gostavam.
Harmoniza com ganhar fáceis U$ 10.

 Recomendo!
Preparando um ritual antigo da morte, mas não tem os sangues dos seus inimigos? Então penetre sua adaga neste Merlot. É tão potente que o Demônio não vai saber a diferença.
Harmoniza bem com vingança.

Recomendo!
Chardonnay? Parece mais ChardonaAIAIAIAIA. Estou bêbado no trabalho e A SENSAÇÃO É ÓTIMA, alguém quer brigar? NÃO SARAH EU NAO VOU PISAR NO SEU ESCRITÓRIO!
Harmoniza bem com desempregados.